domingo, 13 de fevereiro de 2011

TEATRO PARA MAIS DE 4.000 PESSOAS

Patrícia Frehi como Francione em "Os Mal Amados"
  O ano de 2010, primeiro ano da Escola Livre de Teatro como Ponto de Cultura trabalhou muito. Pelo Núcleo de Formação que começou com a coordenação da jornalista, atriz e diretora Viviane Fernandes que no meio do ano se mudou para o Estado do Rio de Janeiro para trabalhar em uma emissora de TV como jornalista. Viviane, durante seu período universitário estagiou na Escola Livre de Teatro e também no Jornal de Jales, além da TV Universitária de Votuporanga. Este Núcleo também foi coordenado pela atriz Patrícia Frehi, que foi aluna da Escola Livre de Teatro, trabalhou no grupo Miltinho e Cia, na Trupe do Tio Ítalo e hoje tem sua prória companhia de animação e entretenimento.

Dentre as ações do Núcleo de Formação no ano passado tivemos o "Curso Regular de Formação de Atores" realizado de Março à Dezembro por onde passaram cerca de 60 atores.

No mês de março também foi realizado um "Cortejo" com os atores que vestidos com os trajes de seus personagens e munidos de tambores, pandeiros e um repertório de canções da cultura popular, passearam pelas ruas do centro da cidade levando àqueles que por ali passavam um pouco de alegria, de magia e encantamento. Participaram do cortejo cerca de 20 atores e estima-se que mais de 200 pessoas da comunidade puderam se deliciar com o acontecido.

 Ainda no mês de março 25 atores se revezaram na realização de" Intervenções Cênicas" nas Escolas Estaduais Dom Artur Horsthuis e Carlos de Arnaldo e Silva. Essas encenações foram assistidas por aproximadamente 950 alunos da Rede Estadual de Ensino.

Após meses de estudo e dedicação à arte de representar, os alunos mostraram o que aprenderam nas aprsentações da “20ª Mostra do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales”, realizada em Novembro e Dezembro. As apresentações aconteceram no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, na feira livre do Jardim Arapuã, na Praça João Mariano de Freitas e na cidade de Barretos. Participaram desta Mostra, 45 atores e contou com um público estimado de 3.000 espectadores.

E as atividades voltadas aos participantes do Núcleo de Formação foram encerradas com a realização da "Oficina de preparação para o ator" com duração de 20 horas ministrada pelo diretor Walter Máximo da Cia Virus da Arte e coordenador da Escola Persona de São José do Rio Preto. Não foi por acaso que escolhemos Walter Máximo para ministrar esta oficina, mas foi uma forma de homenagem ao diretor que iniciou suas atividades teatrais nesta cidade de Jales onde dirigiu um grupo de teatro.

"As ações do  Núcleo de Formação, no ano de 2010 entre
os meses de março à dezembro atingiu um público
 direto de 85 atores e aproximadamente 4.150 espectadores,
num total de 4.235 pessoas (aproximadamente)."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário